Arquitetura e desenho

arquitetura architecture desenho draw

Deixa eu contar pra vocês, quando eu entrei na faculdade de arquitetura fiquei com medo das aulas de desenho. Na verdade, todos ficam. Aquele pensamento de que não vai conseguir, que não sabe desenhar, que vai pagar mico no meio da aula... Mas não é bem assim.
Hoje eu quero tirar dúvidas, tipo um faq, sobre desenho e arquitetura.


Eu não sei desenhar, posso fazer arquitetura?
Mas é claro! Na faculdade você vai aprender a desenhar! Não acredite naquele papinho que desenhar é um dom, que se nasce com isso, tudo é treino, você aprende técnicas, vai pegando o jeito, eu mesma! Não conseguia fazer um círculo, agora to beeem melhor e vou melhorar ainda mais, só que é aquele negócio, não pode desistir, vai ter desenhos que você vai ter dificuldade, que você vai se irritar, vai se deprimir, mas sério, NÃO DESISTA!

arquitetura architecture desenho draw

Material de desenho é caro?
Olha, o meu foi, mas por que eu fui num lugar caro, nem foi por querer ostentar, eu não sabia mesmo o que eram as coisas, se você procurar na internet vai achar bem mais barato.
O meu material todo custou +/- R$400 reais, também, um bolômetro foi R$45! Eu não sabia o que era, mas pra vocês, é uma réguinha de plástico com furos pra fazer círculos, não vale isso tudo e vocês acham mais barato, certeza!

Posso virar desenhista "de verdade"?
Se você vai aprender a desenhar, claro que vai ficar bom nisso, se quiser fazer trabalhos, sketchbooks, um tumblr pra postar seus desenhos é coisa sua, já vi muitos quadrinistas que fizeram arquitetura!

Quanto tempo vai demorar pra eu desenhar bem?
No meu caso eu já to boa, não to láaaaa essas coisas mas pra quem não desenhava nada...
Depende, cada um tem seu tempo, tem quem demore mais, só você insistir, eu vi gente que tava no 6º semestre reclamando que não sabe desenhar! Só praticar e não deixar de procurar técnicas na internet.

arquitetura architecture desenho draw

Eu já desenho bem, e gosto muito, só isso é suficiente pra cursar arquitetura?
Arquitetura não é faculdade de desenho, é cálculo, é estrutura, é cansativo, se você gosta de casas, urbanismo, até vai, mas se não, aconselho pensar mais um pouco se quer entrar só por que gosta de desenho. Se você gosta de arquitetura E sabe desenhar, ok, é um up.

Faço curso de "Manufatura de Bolinhos", mas quero trocar, acha uma boa ideia?
Eu vi gente trocando arquitetura por outros cursos, isso depende de você, se você está insatisfeito com o curso, troque, mas dê uma pensada antes, ás vezes dá aquele desânimo mesmo, mas calma, dá uma relaxada e põe a cabeça no lugar antes de tomar qualquer decisão.

5 anos não é muito tempo?
Não é só arquitetura que você vai estudar, é urbanismo também, você vai construir casas, prédios, bairros inteiros, quem sabe cidades? 5 anos pra mim ainda é pouco pra quem tem uma responsabilidade dessas.

Adoro casas, jardins, pracinhas, posso ser arquiteta/o?
Apesar de ser bom, que vai te dar mais gás pra concluir o curso, é como eu disse, é responsabilidade, é cansativo, é cálculo.

Meus amigos também fazem arquitetura, será que a gente vai virar rival tipo Team Fortress?
Na verdade vocês podem até abrir uma empresa juntos! Não deixem se levar pelo dinheiro, fama, carros, mulheres, viagens, mulheres...

arquitetura architecture desenho draw

E o dinheiro? Quanto ganha um arquiteto?
A gente ouve falar de arquitetos ricos, mas pelo que eu estou vendo não é bem assim. Se você faz o que gosta, vai ser bom nisso, sendo bom, vai ganhar um bom dinheiro.

Eu estou com um projeto de lançar uma revista em pdf grátis sobre arquitetura, vou disponibilizar aqui no blog, aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


2014-2015
Design por Ana Pontes